Negócios locais precisam do digital para vender mais?

Há vários anos, ainda na “idade média” da internet, havia o público online e o público offline, as pessoas da internet que eram vistas como outro tipo de humano, com hábitos e maneiras de se relacionar com as marcas e com o consumo de forma diferente dos outros.

Graças aos deuses das nuvens digitais, essa era acabou. Hoje, se você é um ser humano vivo, em todas as faixas etárias, tem um celular na mão, um wi-fi em casa, você está conectado o dia todo, com graus de atenção diferentes em várias faixas do seu dia.

A grande lição que a pandemia trouxe ao mundo é simples e prática, todo negócio está online, mesmo que pense que não está.

Num sábado de sol, você resolve arrumar uma estante de livros que está ameaçando cair, abre sua caixa de ferramentas e descobre que está sem broca, buchas e parafusos. Aposto que, se não tem uma casa de ferragens perto de sua residência ou se não tem uma loja preferida, você vai usar o Google para procurar esses produtos, o Google Maps vai trazer opções de lojas na sua região, listando as mais próximas e relevantes para você.

Você vai olhar a nota da loja, ver os horários de funcionamento, telefone, endereço e tal. Escolherá sua loja, se for perto irá pessoalmente, se for longe e o valor da compra compensar, pagará um frete para receber em sua casa.

Com toda a comodidade, se a loja escolhida está mesmo vivendo no século XXI, você poderá falar por WhatsApp com o pessoal de vendas, que te dará todas as informações para fechar um pedido.

Perceba que não existe mais loja física que tenha como prosperar sem estar preparada para vender online. Venda online não é a mesma coisa que e-commerce, são processos de venda usando canais digitais.

Negócios físicos precisam do digital para vender mais, isso aumenta significativamente o potencial de resultados e sucesso da empresa.