Facebook IQ | Resumo e tendências emergentes

Em recente estudo, feito pelo Facebook IQ, algumas tendências globais foram apontadas e devemos olhar para elas com atenção. São tendências de mudança e amadurecimento do comportamento digital das pessoas.

Sobre a conveniência.
Com a constante disputa por tempo e atenção de todos nós no dia a dia, seria natural que em algum momento as pessoas passassem a procurar soluções inteligentes de obter uma parcela de tempo de volta para elas.

As empresas que entregarem meios para as pessoas terem esse tempo de volta para usarem em atividades mais relevantes para suas vidas, sairão na frente e ganharão os corações de seus clientes.

No Brasil, 80% das pessoas estão dispostas a pagar para economizar tempo.

O paradigma da participação.
Os processos de compra online já se provaram mais que eficientes para a velocidade, conveniência e transparência esperada pelas pessoas. Mas elas querem mais, querem também ter um processo de compra que as aproxime mais da experiência alegre e divertida do presencial.

Uma parcela interessante está aberta a compras ao vivo (shop streaming ou live shop), 91% das pessoas que experimentaram comprar assim esperam poder usar mais ainda esse recurso.

Os compradores estão abertos às mudanças e melhorias, prontos para se conectarem mais com as marcas em experiências inovadoras e que agreguem valor ao ato de comprar.

A reunião digital.
Esse tópico nada tem a ver com nosso mundo do home office. O que vemos aqui são pessoas usando grupos do Facebook para se aproximarem mais de quem também tem os mesmos problemas e interesses em comum. É a força da comunidade digital em crescimento constante.

Mais de 1,8 bilhão de pessoas usam grupos do Facebook mensalmente, muitos são membros de cinco ou mais grupos.

Um dado curioso é que 83% estão abertos para marcas que desejam participar de suas comunidades online.

O limite do empreendedor.
Empresas com capacidade para se conectarem com suas comunidades locais têm grande apoio do público, que vê motivo para acreditar nessas empresas menos abstratas que megacorporações.

Elas estão dispostas a pagar pelo valor recebido, desde que a entrega tenha qualidade equivalente ou superior a de outras corporações mais distantes das pessoas. Grande oportunidade para negócios locais crescerem e se estruturarem digitalmente. 91% apoiam e compram de empresas e empreendedores locais.

Veja este estudo completo aqui.